Líderes democratas do Congresso americano asseguraram nesta terça-feira ao presidente George W. Bush que acreditam que os legisladores aprovarão em breve uma versão revisada do plano de resgate financeiro.

"Devemos continuar com nossos esforços entre os dois partidos das últimas duas semanas para aprovar um projeto integral que ajude a estabilizar nosso sistema financeiro e proteja o contribuinte americano", indicaram em uma carta os líderes democratas ao presidente.

"Estamos comprometidos a trabalhar com você e com nossos colegas republicanos para promulgar um projeto dos dois partidos sem grande demora", indicou a carta, assinada pela presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, e pelo líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

"Trabalhando em conjunto, acreditamos que aprovaremos um plano responsável em um futuro muito próximo", indicou o documento, um dia depois de a Câmara de Representantes ter rejeitado a primeira versão do plano de 700 bilhões de dólares para resgatar o sistema financeiro norte-americano.

Bush havia insistido horas antes que a rejeição do plano pela Câmara não "era o fim".

Espera-se que a Câmara tente aprovar a versão revisada do plano na quinta-feira, quando retomas suas sessões, enquanto que o Senado poderá trabalhar no projeto sem que o texto receba anteriormente a luz verde da Câmara, como normalmente se faz, segundo indicou o senador democrata John Kerry.

col/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.