Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Licitação do trem-bala deve ficar para 2009

A licitação do trem-bala deve andar mais devagar do que se imaginava. Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prever, há três meses, para outubro o lançamento da licitação, essa deve ficar mesmo para 2009.

Agência Estado |

O novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, tomou posse ontem e disse que agora a idéia do governo é a de licitar o trem-bala entre fevereiro e março.

"Em agosto, deveremos abrir uma audiência pública para discutir as diretrizes do traçado", informou Figueiredo. Ele acrescentou que, até o fim de outubro, deverá estar pronto um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre as condições econômicas e financeiras do projeto. O estudo, segundo Figueiredo, definirá qual o modelo de operação do trem.

Segundo ele, a União deverá participar, de alguma maneira, do projeto de instalação do trem-bala entre Rio, São Paulo e Campinas. "Se você pegar as experiências, pelo mundo, em todas houve uma participação forte do governo. Provavelmente, não teremos a primazia de sermos diferentes", afirmou Figueiredo. Ele informou que ainda não está definido como o Estado participará do projeto.

De acordo com o novo diretor da ANTT, o estudo do BNDES traçará ainda uma avaliação dos impactos ambientais. Já se comenta no mercado que haverá um impacto razoável, uma vez que o trem cruzará regiões de serra, rios e mata atlântica. Figueiredo disse que caberá ao empreendedor que conquistar a concessão obter com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) todas as licenças ambientais.

Em abril, durante anúncio de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Campinas, Lula destacou que uma das principais responsáveis pelo trem-bala seria a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que viajou para a Ásia e conversou com coreanos e japoneses sobre a iniciativa.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG