Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Leilão de PEP de trigo tem demanda de 100% no Paraná

São Paulo, 08 - O leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) realizado hoje para trigo resultou na negociação de 100% das 70 mil toneladas oferecidas no Paraná e de 46.0500 das 50 mil toneladas do Rio Grande do Sul.

Agência Estado |

O PEP (subsídio ao frete) fechou sem variação sobre o valor de abertura, que era de R$ 178 a tonelada. Este foi o primeiro leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em apoio à comercialização do trigo neste ano, e não há outro confirmado.

A ajuda do governo deve-se à fraca comercialização do cereal no mercado interno desde a entrada da safra, em setembro. A indústria moageira aponta dificuldades de capital de giro e tem comprado a conta-gotas, o que tem pressionado as cotações ao produtor, que, incentivado pelo governo, investiu no plantio e colheu safra recorde em 2008.

Para obter a subvenção, o comprador do trigo deve retirar o trigo da região produtora, transferi-lo para centros consumidores do Nordeste ou para o exterior, pagando ao produtor um preço mínimo. No mercado de lotes, o trigo tem sido negociado a preços inferiores ao mínimo de garantia do governo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG