Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lehman Brothers, o menor dos grandes bancos de Wall Street

O Lehman Brothers, que anunciou processo de concordata nesta segunda-feira, é um nome ilustre das finanças internacionais que, no entanto, após várias reestruturações, se tornou o menor banco de investimentos entre os grandes nomes de Wall Street.

AFP |

A seguir suas características:

- ATIVIDADES: divididas em três braços, os mercados financeiros, o banco de investimentos e a administração de ativos, principalmente com a filial Neuberger Berman, que não está envolvida na declaração de bancarrota.

- RESULTADOS: no terceiro trimestre (junho-agosto), o Lehman registrou prejuízio líquido de 3,9 bilhões de dólares, contra um lucro recorde de 4,2 bilhões de dólares registrado em todo 2007. Desde o início da crise dos "subprimes", o banco teve que desvalorizar em suas contas US$ 13,8 bilhões de ativos.

- CAPTAÇÃO DE RECURSOS: o banco fez uma convocação ao mercado em abril para captar 4 bilhões de dólares, e depois em junho, por 6 bilhões.

- COTAÇÃO NA BOLSA: perdas e boatos de falência afetaram a cotação na Bolsa, que sexta-feira equivalia a 10% do valor desde o início da crise dos mercados no terceiro trimestre de 2007. Sexta-feira à tarde, a ação valia 3,65 dólares, contra o máximo de US$ 83,30 em fevereiro de 2007.

- CAPITALIZAÇÃO: caiu 85% em um ano e não passa de 5,5 bilhões de dólares, um nível pouco acima que o do Bear Stearns quando este foi vendido de emergência em março em uma operação respaldada pelo Federal Reserve.

Isto transformou o Lehman no menor dos grandes bancos de investimentos de Wall Street, atrás do Goldman Sachs, Morgan Stanley e Merrill Lynch, que agora será comprado pelo Bank of America.

- DIREÇÃO: Richard Fuld, presidente do conselho desde 1993, se livrou de todos os colaboradores, mas conseguiu permanecer firme no posto, enquanto muitos dirigentes de bancos perdiam os empregos pelo tamanho das perdas originadas na crise do "subprime".

- ORIGENS: em 1850, o imigrante alemão Henry Lehman criou a empresa Lehman Brothers, com os irmãos Emanuel e Mayer, en Montgomery, no estado do Alabama (sul), antes da mudança para Nova York em 1858. A empresa negociava na época algodão em troca de mercadorias ou dinheiro em espécie.

- SEDE: com a empresa gravemente afetada nos atentados de 11 de setembro de 2001, a sede foi transferida da zona bancária de Wall Street para uma grande torre no coração de Manhattan, perto de Times Square. O Lehman Brothers também tem duas sedes regionais em Londres e Tóquio.

- FUNCIONÁRIOS: no fim de fevereiro de 2008, o banco tinha 28.000 funcionários. Demitiu 1.500 nos últimos três meses.

mag/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG