Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lamy quer avanços na Rodada de Doha para cumprir promessa do G20

O diretor gerente da OMC (Organização Mundial da Saúde), Pascal Lamy, pediu nesta quinta-feira aos negociadores que redobrem seus esforços para cumprir as promessas feitas pelos líderes mundiais no sentido de concluir um acordo de liberalização mundial do comércio ainda este ano.

AFP |

Líderes do G20 de potências industrializadas e emergentes se comprometeram, no fim de semana, em Washington, a se esforçar para chegar a um acordo este ano sobre as modalidades que levem à conclusão satisfatória da Rodada de Doha, "com um resultado ambicioso e equilibrado", para enfrentar a crise econômica.

Lamy deu as boas vindas a este novo "ímpeto político", mas disse que muitos assuntos técnicos sobre as negociações na sede da OMC ainda devem ser resolvidos.

"Este elevado nível de compromisso para melhorar o sistema de comércio mundial é vital para o sucesso de nossas negociações. O que precisamos agora é que esta prova de apoio se traduza em ações na mesa de negociações em Genebra", disse lamy, em um comunicado.

O anfitrião da Cúpula do G-20 sábado, o presidente americano atual, George W. Bush, disse que os esforços renovados para concluir a Rodada de Doha eram uma "parte muito importante desta cúpula".

"Há um esforço para ver se conseguimos completar as modalidades para Doha no fim de dezembro", indicou.

Qualquer acordo marco alcançado antes do fim do ano teria de ser submetido em seguida à confirmação dos membros da OMC.

Também há dúvidas sobre a posição do presidente americano eleito, Barack Obama, sobre temas comerciais. Obama teria de ratificar qualquer acordo quando substituir Bush em 20 de janeiro.

A campanha eleitoral de Obama teve ocasionalmente um caráter protecionista.

As negociações da OMC estão estancadas pelas divergências entre os países industrializados e os países emergentes, principalmente no que se refere a assuntos agrícolas.

at/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG