Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lamy diz que acordo da OMC na Rodada de Doha pode ser fechado em 2008

Nova Délhi - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, de visita à Índia, disse nesta terça-feira que ainda há uma possibilidade de fechar um acordo para liberalizar o comércio mundial até o fim de 2008.

EFE |

"As boas notícias são que ainda há uma possibilidade de seguir em frente e concluir estas negociações no prazo que os membros da OMC acordaram no ano passado, ou seja, finais de 2008", disse Lamy em discurso na sede da Confederação Industrial Indiana (CII), segundo a agência "PTI".

Lamy fez estas declarações depois que, no final de julho, fracassou a sétima série de negociações em Genebra para salvar a chamada Rodada de Doha, com o objetivo de firmar um acordo que estabeleça a redução dos subsídios agrícolas e o corte de tarifas aos produtos agrários e industriais.

Os Estados Unidos, por um lado, e a Índia e o G33 (que reúne um grupo de países em desenvolvimento importadores agrícolas), por outro, não chegaram a um consenso para estabelecer um sistema de salvaguardas agrícolas especiais.

O diretor-geral da OMC pediu aos membros do organismo para "tentar entender o outro um pouco mais em nível político".

O ministro de Comércio indiano, Kamal Nath, também presente no ato, coincidiu em que o acordo ainda é possível e expôs que os países ainda estão em "um ponto em que muitas coisas foram alcançadas".

No entanto, na saída da conferência, Nath afirmou aos jornalistas que as negociações terão êxito caso se centrem em fortalecer "os mais fracos".

"Esta rodada (de negociações) não é para que a prosperidade aumente, mas para que a pobreza diminua", disse Nath.

Em sua visita, Lamy, que deve viajar para Washington na semana que vem, se reuniu com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

"Minha simples mensagem aqui em Nova Délhi e na semana que vem em Washington é que (os membros da OMC devem) analisar com cuidado o que há sobre a mesa, e não os resultados", disse Lamy à imprensa antes da reunião.

O diretor-geral da OMC acrescentou que transferirá aos governos indiano e americano a necessidade de "escutar todos os membros da OMC" e fazer um "esforço" para fechar as negociações.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG