não vamos retroceder - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lamy, da OMC: não vamos retroceder

O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse hoje que não deverá haver retrocesso dos avanços obtidos nas negociações no âmbito da Rodada Doha dos últimos nove dias, em Genebra, encerradas ontem, sem acordo. Lamy observou que os ganhos obtidos devem ser mantidos na mesa.

Agência Estado |

"Não vamos retroceder", afirmou à radio francesa Info. "Obtivemos enorme progresso, mas não o suficiente."

Lamy disse ter ficado surpreso com a determinação dos países em seus esforços para buscar um acordo apesar do "desapontamento" com o fim dessa etapa das negociações. "Ouvi todos os países em desenvolvimento dizerem que, acima de tudo, 'mantenham os ganhos obtidos nesta semana'", afirmou o diretor da OMC.

O porta-voz do governo alemão, Ulrich Wilhelm, disse que seu país defenderá na União Européia a continuidade das negociações, com base nos resultados alcançados até agora. Embora tenha defendido a continuidade, Wilhelm ponderou que não vê conclusão das negociações globais de liberalização do comércio este ano ou antes que uma nova administração tome posse nos EUA, em 2009. Wilhelm acrescentou que os acordos bilaterais são uma alternativa pior do que o entendimento multilateral. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG