Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lamy anuncia retomada das negociações de Doha em nível técnico

As negociações da Rodada Doha para a liberalização do comércio mundial serão retomadas em nível de altos funcionários a partir de terça-feira em Genebra, anunciou nesta quinta-feira em Oslo o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

AFP |

Em visita à Noruega, após viagens recentes a Nova Délhi e Washington, Lamy assegurou ter percebido "uma disposição política, sobretudo em Índia e Estados Unidos" para salvar a Rodada Doha.

As negociações de nível político fracassaram em julho em Genebra, principalmente devido a divergências entre Estados Unidos e Índia sobre os mecanismos de salvaguarda, que permitem proteger os mercados dos países em desenvolvimento frente ao aumento das importações dos produtos agrícolas.

As negociações "estão previstas para começar a partir de terça-feira em Genebra em nível de altos funcionários", declarou Lamy.

Também indicou ter notado uma grande vontade de alguns países em desenvolvimento de concluir a Rodada de Doha.

"Isso não significa que vai ser fácil", advertiu.

"Não sou nem pessimista nem otimista. Sempre disse que estas são duas doenças que não posso me permitir contrair", acrescentou.

Iniciada em novembro de 2001, a Rodada Doha pretende liberalizar o comércio mundial em favor dos países pobres, que passa teoricamente por uma redução dos subsídios agrícolas por parte do Norte.

"Não há nada de dramático no fato de uma rodada durar sete ou oito anos", disse Lamy.

Durante sua visita a Washington, a representante norte-americana para o Comércio, Susan Shwab, "estimulou" Lamy "a reunir os altos funcionários o quanto antes" em Genebra para tentar de destravar as negociações.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG