momento decisivo - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lamy afirma que negociações na OMC passam por momento decisivo

Genebra, 25 jul (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, afirmou hoje que as negociações sobre a Rodada de Doha para a liberalização comercial mundial passam por um momento decisivo.

EFE |

Durante a reunião realizada pelo quinto dia consecutivo representantes de cerca de 30 países da OMC para salvar a Rodada de Doha, Lamy disse que as nações estão perto "do êxito ou do fracasso".

Após reiterar que as negociações vão atravessar nas próximas horas "um momento decisivo", disse que há alguma "convergência", mas, acrescentou, estas são lentas.

Hoje, o grupo-chave da OMC (Brasil, Austrália, China, EUA, Índia, Japão e a União Européia) voltará a se reunir, e do resultado dessas "consultas" poderia depender a continuidade e o êxito da reunião, segundo fontes ligadas à negociação.

Entre os assuntos sobre os que parece que há uma aproximação, estão aspectos relacionados ao acesso aos mercados agrícolas e à redução de tarifas, acrescentaram as fontes.

Lamy pediu que os países mudem "radicalmente" sua postura ou a reunião fracassará e, em conseqüência, ficará estagnada a Rodada de Doha, iniciada há sete anos a fim de aprofundar na liberalização comercial mundial.

Hoje, todos os países que participam da reunião expressaram sua "preocupação" com a repercussão do que ocorrer nas próximas horas.

EFE ms/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG