Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Klabin analisa implantação de projetos de co-geração em fábricas

O diretor geral da Klabin, Reinoldo Poernbacher, afirmou hoje que a companhia estuda a instalação de projetos de co-geração em três de suas nove unidades de embalagens. A medida visa reduzir os custos da companhia, que apurou um aumento de 14% no custo dos produtos vendidos (CPV) entre o primeiro e segundo trimestre de 2008, para R$ 582,3 milhões.

Agência Estado |

Estes projetos, explicou Poernbacher, devem levar um ano para entrar em operação após suas definições e resultar em geração de energia elétrica e térmica. "Temos, nesse cenário, que estudar soluções", destacou o executivo, durante teleconferência com jornalistas realizada há pouco.

A redução dos custos, em elevação principalmente devido à compra de óleo combustível e energia elétrica, tem sido uma das prioridades da Klabin, que no mês passado iniciou as operações de uma caldeira de força na Unidade Monte Alegre (PR) com capacidade de produção de 250 toneladas de vapor por hora. Atualmente, no entanto, a produção do equipamento está entre 200 e 220 toneladas por hora.

Segundo o executivo, os projetos de co-geração devem atender as unidades de Piracicaba (SP), Guapimirim (RJ) e Goiana (PE).

No caso dos custos com a compra de produtos químicos, no entanto, a companhia não vislumbra a possibilidade de promover reduções de custo expressivas. "Neste caso, as margens não nos permitem grandes manobras", destacou.

Além de tentar reduzir os custos energéticos, a Klabin acredita que melhorias nos processos de fabricação das unidades e o avanço da curva de aprendizado da máquina nº 9 da Unidade Monte Alegre contribuirão para que a companhia apresente melhores resultados nos próximos trimestres. Para tanto, a Klabin realizará uma paralisação de oito dias na unidade paranaense, entre o final de julho e o início de agosto, com o objetivo de realizar os ajustes finais e a inspeção dos equipamentos da fábrica.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG