lista suja da AMB - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Kassab é incluído em lista suja da AMB

BRASÍLIA - Um dia depois de sofrer uma ação judicial acusado de abuso da máquina, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), foi incluído, ontem, na lista suja de candidatos pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Valor Online |

A lista foi divulgada na semana passada e conta com o nome de dois adversários de Kassab: a candidata do PT, Marta Suplicy (PT), e o candidato do PP, Paulo Maluf. Ao saber da inclusão de Marta, Kassab divulgou um panfleto de campanha atacando a adversária com o título Sujou . Agora, ele também figura entre os candidatos processados e a Justiça Eleitoral ordenou que os panfletos sejam recolhidos pela coligação de Kassab.

A ação de Marta não é o motivo da inclusão de Kassab na lista. O prefeito é alvo de uma ação civil pública no Tribunal de Justiça de São Paulo. A AMB justificou o atraso na divulgação de Kassab pelo fato de só ter verificado ontem que havia uma ação de improbidade contra ele.

A AMB considera apenas as ações penais e de improbidade administrativa para incluir os candidatos na lista suja , e não as ações civis públicas. Mas, após a publicação de reportagens nos jornais sobre o processo contra Kassab, a AMB percebeu que essa ação era de improbidade administrativa.

O processo contra Kassab teve início quando ele era secretário de Planejamento do então prefeito Celso Pitta, em 1997. Pitta teria utilizado dinheiro público para publicar informes em jornais defendendo-se da CPI dos Precatórios. Kassab teria dado aval à publicação. A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público de São Paulo. Ela foi julgada improcedente na 10ª Vara da Fazenda Pública, de onde subiu para o TJ. Kassab contestou sua inclusão afirmando que foi absolvido.

O prefeito começou ontem a reagir à ameaça de isolamento político pelo seu estancamento nas pesquisas. Almoçou com o governador José Serra (PSDB) e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Saiu do encontro confiante de que contará com o apoio do cacique tucano. O governador Serra está numa situação difícil. Ele tem duas candidaturas em São Paulo. O partido dele tem outro candidato. Tenho certeza que Serra saberá dosar como participar de cada uma das candidaturas , disse.

No Sindicato dos Engenheiros, ladeada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias e pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, a candidata petista evitou criticar o adversário. Sua assessoria divulgou uma nota: Kassab na lista suja não muda minha avaliação sobre esta lista, que considero um equívoco . O presidente do Diretório Municipal petista, vereador José Américo, afirmou que a entrada de Kassab na lista mostra que a iniciativa da AMB teve caráter errôneo, injusto e improvisado . Para Américo, a lista não está à altura da associação .

Marta afirmou que em seu programa de governo irá deslocar o foco dos programas de transferência de renda para programas que também contemplam a classe média, como incentivo a microempresas, além daqueles voltados aos mais carentes. Vamos caminhar dos programas redistributivos para os de emancipação e desenvolvimento , disse.

(Juliano Basile e Cristiane Agostine | Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG