Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Juros para operações de crédito caem em dezembro, após sete altas, diz associação

Depois de sete meses de altas, as taxas de juros das operações de crédito caíram em dezembro, segundo a Pesquisa de Juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Redação |

A taxa de juros média para pessoa física recuou 0,12 ponto percentual no mês (o equivalente a 3,21 ponto no ano) correspondente a uma redução de 1,58% no mês (2,27% em doze meses). Ela passou de 7,61% ao mês em novembro para 7,49% ao mês em dezembro, e é a menor taxa de juros média encontrada pela pesquisa da Anefac desde setembro do ano passado.

O vice-presidente da entidade, que coordenou o trabalho, Miguel de Oliveira, atribui a redução nas taxas a quatro fatores: as medidas do Banco Central para dar maior liquidez ao mercado (como a liberação de compulsórios); a pressão do governo pedindo aos bancos a redução dos spreads; a queda dos juros futuros com a expectativa de redução da taxa básica de juros (Selic) em 2009; e uma maior estabilidade no sistema financeiro internacional depois do período mais turbulento da crise financeira.

Modalidades de crédito 

A maior redução na taxa de juros encontrada pela pesquisa da Anefac foi a do CDC que, na média, caiu 0,24 ponto porcentual, de 3,29% ao mês para 3,05%. O cheque especial teve um recuo de 0,11 ponto, passando de 8,02% para 7,91% ao mês, na média.

Já o cartão de crédito, modalidade bastante usada pelos consumidores, não teve nenhum recuo no período pesquisado e segue, na média, com taxa de juros de 10,56% ao mês.

Leia mais sobre juros

Leia tudo sobre: juros

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG