Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Juros no Reino Unido podem cair a níveis históricos em 2009

Londres, 12 nov (EFE).- As taxas de juros no Reino Unido podem cair no próximo ano a níveis historicamente muito baixos para enfrentar a uma eventual recessão, indicou hoje o Banco da Inglaterra (autoridade monetária britânica) ao divulgar seu relatório trimestral sobre a inflação no país.

EFE |

No documento, o Banco da Inglaterra advertiu que a situação econômica no Reino Unido mudou consideravelmente desde agosto e previu que a inflação cairá.

A autoridade monetária do Reino Unido espera que a inflação, que está em 5,2%, caia para 1% em 2010, abaixo da meta estabelecida para aquele ano, de 2%.

Esta queda pode abrir caminho para maiores cortes da taxa de juros, caso o Banco da Inglaterra queira manter, em dois anos, a inflação dentro da meta.

A autoridade monetária britânica antecipou que a economia pode cair 2% no início de 2009.

Na semana passada, o Banco da Inglaterra surpreendeu todos os analistas ao reduzir em 1,5 ponto percentual a taxa de juros, que ficou em 3% ao ano, o maior corte desde 1981.

"Certamente estamos preparados para cortar a taxa de juros outra vez se for necessário", declarou hoje o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King.

"A economia provavelmente entrará em recessão no segundo semestre de 2008 e a produção pode cair ainda mais", declarou King.

O relatório do Banco da Inglaterra que confirmará se o Reino Unido entrou em recessão sairá em janeiro.

"Vemos a maior crise bancária desde a Primeira Guerra Mundial", disse King, que acrescentou que a isto se somam as fortes quedas do consumo e dos preços das matérias-primas. EFE vg/wr/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG