Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

JPMorgan compra o falido Washington Mutual em medida urgente de saneamento

O banco americano JPMorgan Chase comprou as atividades bancárias de seu concorrente Washington Mutual, por US$ 1,9 bilhão de dólares, dentro do processo de saneamento do sistema financeiro americano, informou na noite desta quinta-feira a agência do governo que garante os depósitos bancários (FDIC).

AFP |

Acordo Ortográfico Os analistas definem o fechamento do Washington Mutual como a maior falência de um banco nos Estados Unidos.

Pelo acordo, JP Morgan Chase adquire os depósitos, bens e parte do passivo do Washington Mutual, destaca o comunicado.

O Washington Mutual - o segundo maior banco de sua categoria nos EUA - viu uma queda de 80% no valor de suas ações desde o início de 2008. A aquisição cria a maior instituição americana de depósitos e poupança, com mais de US$ 900 bilhões em depósitos, destaca a FDIC no comunicado.

O acordo, "de efetivação imediata (...), cria a segunda maior rede de agências dos EUA, com sucursais que alcançam 42% da população americana", informa o comunicado.

O JPMorgan Chase "planeja completar a maior parte da integração dos sistemas e a mudança da imagem até o final de 2010, após fechar ao menos 10% das agências". O JPMorgan Chase arcará com custos brutos de fusão de 1,5 bilhão de dólares.

O jornal Wall Street Journal havia anunciado que as autoridades americanas pediram ao JP Morgan que assumisse o controle dos depósitos e das operações do Washington Mutual, entidade mais conhecida como WaMu.

A publicação enfatizou que esta fusão de última hora poria fim à "independência daquela que foi a principal instituição de poupanças dos Estados Unidos".

Leia mais sobre a crise financeira nos EUA

Leia tudo sobre: washington mutual

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG