San Francisco, 25 ago (EFE) - A Microsoft e a organização Rock The Vote lançaram uma curiosa iniciativa que será implementada a partir de hoje, que procura atrair os jovens às urnas ao permitir que os usuários do console Xbox 360 se cadastrem para votar nas próximas eleições nos Estados Unidos.

Em coincidência com o início da Convenção Nacional Democrata em Denver, os aproximadamente 12 milhões de usuários deste console poderão deixar de jogar videogames online durante alguns minutos e utilizá-lo para se inscrever no censo de eleitores.

Rock the Vote, uma organização que fomenta a participação política dos mais jovens, disse que espera conseguir que dois milhões de eleitores com menos de 30 anos se inscrevam a tempo para as eleições presidenciais de novembro.

"Precisamos ir onde estão os jovens americanos e não temos nenhuma dúvida de que muitos estão com o Xbox 360 e Xbox Live", disse Heather Smith, diretor-executivo do Rock the Vote.

Os usuários de Xbox 360 da Microsoft poderão, além disso, participar de fóruns políticos e pesquisas eleitorais ao utilizar a conexão a internet do console.

Os eleitores com menos de 30 anos representam cerca de 18% do eleitorado e seu interesse no pleito parece ter crescido desde as últimas eleições.

Segundo uma recente pesquisa do "USA Today"/Gallup, 87% das pessoas com menos de 30 anos tem pensado em votar nas presidenciais, contra 81% que disseram o mesmo há quatro anos. EFE pg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.