Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Jobim promete Plano Nacional de Defesa para dezembro

RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que o Plano Nacional de Defesa deverá ficar pronto ainda este ano. A expectativa dele é que o planejamento seja apresentado ao Conselho Nacional de Defesa entre os dias 8 e 15 de dezembro.

Valor Online |

Antes disso, Jobim se reunirá para discutir os detalhes finais com os ministros Mangabeira Unger (Secretaria de Planejamento de Longo Prazo) e Dilma Rousseff (casa Civil) no próximo dia 27 de novembro.

Jobim, que participou hoje da 5ª Conferência do Forte de Copacabana, revelou que o plano será baseado em três pontos: reorganização e mudança estrutural das Forças Armadas; desenvolvimento de uma indústria nacional da defesa capaz de desenvolver em larga escala componentes tecnologicamente avançados; e recomposição dos efetivos das três Forças.

Este último ponto, segundo o ministro, passa pela discussão sobre o serviço militar obrigatório, que na opinião dele, serve como instrumento de integração nacional.

Jobim comentou ainda a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais nos EUA. Segundo ele, um passo importante que poderia ser dado pelo presidente eleito norte-americano seria a distensão em relação ao embargo econômico a Cuba. "A visão que existe hoje sobre os Estados Unidos é de uma desconfiança muito grande. Na relação com a América do Sul, um dos grandes problemas é o bloqueio eterno a Cuba. Seria interessante que se repensasse a relação com o regime de Raúl Castro", afirmou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG