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Jeep Wrangler tamanho família

Uma das atrações da Jeep no Salão do Automóvel, que ocorrerá em outubro na Capital, o Wrangler Unlimited é a versão quatro-portas do famoso jipe norte-americano. Seu grande apelo, além do maior espaço para o habitáculo e o porta-malas, é o fato de também ser conversível.

Agência Estado |

Feita de plástico, a capota pode ser removida - tarefa que dá algum trabalho, mas compensa pelo prazer de passear com os cabelos ao vento.

A nova versão começa a ser importada oficialmente antes do salão e terá tabela sugerida acima dos R$ 104.900 da opção Sport. Já o carro das fotos desta página, avaliado com exclusividade pelo JC, foi trazido por uma importadora independente, que o vendeu por R$ 184 mil. Ele tem rodas especiais, suspensão elevada para fora-de-estrada, leitor de DVD com tela no painel e faróis de xenônio. Sem esses itens, o importador pede R$ 160 mil por ele.

A construção é a mesma do Sport, com carroceria montada sobre chassi. O entreeixos ficou 52,4 centímetros mais longo e agora totaliza 2,94 metros. Graças ao crescimento expressivo, dois passageiros conseguem se sentar com razoável conforto no banco traseiro - três viajam apertados. Mas o assento é curto, o que incomodará os mais altos. E o encosto é demasiado vertical e pode cansar após algum tempo.

Além de mais confortável que o Sport, o Unlimited tem ar imponente. Com grandes pneus 305/55 R20 e rodas de 20 polegadas, o jipe lembra o H3, versão menor do Hummer. Seu comprimento total é de 4,40 metros, com 1,87 m de largura e 1,80 m de altura.

O motor é o mesmo 3.8 V6 a gasolina do Sport, com comando de válvulas no bloco. A potência é pouco maior: 208 cv a 5.200 rpm, ante 205 cv no Sport. O torque máximo, de 33 mkgf, é quase 1 kg superior ao do "irmão".

Como o quatro-portas é 143 kg mais pesado que o Sport (1.860 kg ante 1.717 kg), as reações são mais lentas e ele demora para ganhar velocidade. Permanece a boa estabilidade ao passar por buracos, mantendo a trajetória. O câmbio é automático e a tração 4x4 com reduzida é acionado por meio de alavanca no assoalho.

O lado ruim do crescimento foi a piora do diâmetro de giro, que subiu de 10,6 metros no duas-portas para 12,5 m no quatro. Ao contrário do que ocorre no Sport, o Unlimited requer mais manobras em locais apertados, sem mostrar a mesma agilidade. E as rodas enormes da unidade avaliada não ajudam nessa tarefa.

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