Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Japão prevê crescimento zero em 2009

O governo japonês anunciou nesta sexta-feira que prevê crescimento zero para o próximo ano fiscal, que vai de abril de 2009 a março de 2010, algo inédito nos últimos sete anos.

AFP |

Tóquio também reduziu sua previsão de crescimento para o período 2008/2009, de 1,3% para 0,8%. Esta última cifra serve de base para o Orçamento japonês de 2009/2010, que deverá ser apresentado pelo governo no final de dezembro.

O governo prevê ainda para o próximo ano fiscal o crescimento do desemprego, a queda na produção industrial e nos investimentos, e a volta da deflação.

Esta perspectiva sombria se explica, principalmente, pela queda nas exportações japonesas devido à baixa demanda nos Estados Unidos e na Europa e à alta do iene em relação ao dólar.

A economia japonesa entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, durante o qual seu PIB recuou 0,5%, depois de uma baixa de 1% no segundo trimestre.

O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, anunciou na semana passada novas medidas de apoio à economia, totalizando 192 bilhões de euros, esperando colocar o Japão na vanguarda da retomada do crescimento.

si/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG