Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Japão prepara plano de reativação econômica de 50 bilhões de euros

O governo japonês está preparando uma série de medidas, que pode chegar a 50 bilhões de euros, para lutar contra a alta dos preços e manter o crescimento, indicou neste sábado o jornal de direita Yomiuri.

AFP |

O primeiro-ministro, Yasuo Fukuda, anunciou sua intenção de lançar rapidamente um plano de reativação econômica, pouco depois de ter reestruturado seu impopular governo no início de agosto.

O objetivo desse plano é "tranqüilizar" e ajudar os empresários e consumidores, num momento em que a economia japonesa está se enfraquecendo pela inflação e a recessão das exportações.

O pacote de medidas, preparado pelo secretário de Estado de Política Orçamentária e Econômica, Kaoru Yosano, deve ser apresentado na próxima semana tanto a Fukuda como ao ministro das Finanças, Bunmei Ibuki, antes de se tornar público.

O governo prometeu conter a alta dos preços dos combustíveis e os bens de consumo para ajudar sobretudo as pequenas empresas e os agricultores.

O governo também quer dar uma ajuda aos jovens em situação precária e estender os serviços médicos a um maior número de idosos, segundo o jornal Yomiuri.

O valor de 50 bilhões de euros, embora importante, continua sendo modesto se comparado aos pacotes dedicados às crises anteriores.

Em 2002, o então primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, injetou em torno de 91 bilhões de euros para reativar o crescimento.

si-kap/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG