Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Japão planeja acordo de seguridade social com o Brasil

Tóquio, 21 nov (EFE).- O Governo japonês pretende iniciar negociações para assinar um acordo bilateral de seguridade social com o Brasil que permitirá que os trabalhadores japoneses contribuam para suas pensões em apenas um dos dois países.

EFE |

Segundo o diário econômico "Nikkei", os japoneses que trabalham no Brasil estão contribuindo atualmente nos dois países.

Se o acordo for concluído, os japoneses que trabalharem no Brasil por menos de cinco anos contribuirão apenas no Japão, enquanto os que ficarem por cinco anos ou mais pagarão apenas a seguridade social brasileira.

O acordo facilitaria ainda o acesso dos brasileiros que vivem no Japão ao programa público de previdência quando voltarem a seu país de origem.

Os 230 mil brasileiros que vivem no Japão formam a segunda mais comunidade estrangeira do país, atrás apenas da chinesa.

O Japão pretende finalizar as negociações do pacto com o Brasil em três anos, segundo o "Nikkei".

Atualmente, o Japão mantém acordos de seguridade social com Alemanha, Reino Unido, Coréia do Sul, Estados Unidos, Bélgica, França e Canadá, e está em negociações com Espanha e Itália. EFE icr/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG