Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Japão comprará US$ 11 bi em ações em poder de bancos

O Banco do Japão (BOJ, banco central do país) comunicou que vai gastar o equivalente a 1 trilhão de ienes (US$ 11,142 bilhões) para comprar ações em posse dos bancos japoneses, uma medida destinada a estabilizar o setor financeiro, abalado pela revelação de balanços recheados de papéis cujo valor desabou em meio à crise global. A iniciativa, que retoma uma medida emergencial adotada pelo BOJ entre novembro de 2002 e setembro de 2004 para combater uma crise no setor bancário, surge no momento em que os principais bancos apresentam perdas pesadas em suas carteiras de ações.

Agência Estado |

Tais prejuízos ameaçam diminuir a capacidade das instituições para conceder empréstimos. O anúncio também realça a determinação do BOJ para apoiar uma economia que está entrando em recessão profunda.

Em comunicado, o banco central informou que vai comprar ações de empresas com rating BBB- ou superior, de bancos que tenham carteiras de ações de pelo menos 500 bilhões de ienes ou cujas carteiras representem mais de 50% de seu capital contábil. As compras de papéis serão realizadas até abril de 2010, mas o BOJ não informou quando as operações vão começar. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG