Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Japão aumenta esforços para combater recessão

O banco central do Japão (BoJ) anunciou nesta quinta-feira que planeja gastar mais de 10 bilhões de dólares na compra de bônus empresariais, com o objetivo de fazer frente à contração do crédito na maior economia asiática.

AFP |

O BoJ não modificou suas já baixíssimas taxas de juros, mantidas em 0,1% pelo segundo mês consecutivo, e agora busca novas armas contra o que o governo classifica como a pior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial.

O banco indicou que comprará até um trilhão de ienes (10,7 bilhões de dólares) em bônus corporativos dos bancos comerciais, uma medida que o presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa, descrecreveu como "extremamente inusitado".

Além disso, estendeu algumas decisões extraornárias já tomadas para manter o fluxo de crédito para as companhias em dificuldades, dias depois da divulgação de indicadores que mostram a pior contração trimestral sofrida pela economia japonesa desde 1974.

Shirakawa disse que a primeira metade de 2009 será "muito dura", mas declarou-se esperançoso de que a economia comece a se recuperar depois disso.

O banco, que no mês passado advertiu que a economia japonesa enfrentaria uma recessão de dois anos, pintou um quadro sombrio das perspectivas do país.

"As condições econômicas se deterioraram significativamente, e provavelmente continuarão se deteriorando neste momento", estimou.

As preocupações com a economia japonesa se aprofundaram depois de uma onda de indicadores no vermelho, como os dados publicados na segunda-feira revelando que a contração em ritmo anual havia chegado a 12,7% no quarto trimestre de 2008.

As procupações dos investidores em relação à administração da crise econômica por parte do governo também aumentaram, depois que o ministro das Finanças de Taro Aso renunciou, na terça-feira, acusado de ter participado bêbado de uma reunião do G7 em Roma.

hih/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG