Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Italiana Enel quer comprar participação da Acciona na Endesa em 2009

Roma, 10 dez (EFE) - A elétrica italiana Enel estaria disposta a comprar 25% que sua parceira espanhola Acciona possui na Endesa em 2009, segundo fontes anônimas citadas hoje pela agência italiana AGI.

EFE |

A aquisição da participação da Acciona seria realizada antes de março de 2010, após o que a Enel poderia exercer sua opção de compra pela parte da sociedade espanhola, segundo o pacto assinado entre as duas sociedades.

A Enel e a Acciona compraram 92% da Endesa em 2007 por 42,5 bilhões de euros, e o pacto incluía a possibilidade de uma opção de compra por parte da italiana após passarem-se três anos.

As fontes financeiras citadas pela "AGI" explicaram que a "Acciona se encontra em dificuldades financeiras e, portanto, estaria interessada em vender sua participação", enquanto a Enel segue fortemente interessada em controlar completamente o grupo espanhol.

Segundo as fontes, o único obstáculo à operação seria que ainda não foi alcançado um acordo sobre o preço da participação.

O presidente da Enel, Piero Gnudi, anunciou hoje a retomada das negociações para vender à elétrica italiana Terna o resto da rede de alta tensão.

A operação permitirá ao grupo elétrico italiano ter a liquidez necessária para realizar a compra da participação da Acciona na Endesa, segundo informaram os veículos de comunicação italianos.

A Enel reiterou que esta hipótese de comprar 25% da Endesa, que apareceu na imprensa espanhola, "não tem fundamento algum". EFE ccg/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG