Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Itália aprova medidas para aumentar confiança no mercado

O governo italiano e o Banco da Itália aprovaram novas medidas para aumentar a confiança no sistema financeiro, em linha com outros países integrantes da zona do euro, de acordo com o ministro das Finanças, Giulio Tremonti. As medidas incluem a garantia estatal de dívidas bancárias de até cinco anos emitidas até o final de 2009; um swap (troca de um ativo financeiro por outro) do banco central da Itália para ajudar os bancos a se refinanciarem; e o apoio estatal aos financiamentos de bancos para companhias privadas.

Agência Estado |

Diferentemente de outros países europeus, como a Alemanha e a Espanha, que também anunciaram mais cedo planos de auxílio ao setor bancário, a Itália não forneceu dados sobre o valor do pacote. "Até o momento, acreditamos não ser necessário ter um número predeterminado", disse Tremonti, acrescentando que as novas ferramentas aprovadas hoje serão utilizadas de forma específica, variando de acordo com cada caso.

As novas medidas, adotadas após uma reunião de líderes do bloco ontem, são o mais recente esforço para abordar os impactos da crise no sistema financeiro mundial. Na semana passada, o governo italiano publicou um decreto de emergência que lhe permite comprar ações preferenciais em bancos atingidos pela crise. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG