Tamanho do texto

O governo islandês garantirá todos os depósitos efetuados nos bancos comerciais e de poupança do país, assim como os realizados em suas filiais, anunciou nesta segunda-feira em um comunicado, em resposta à crise financeira internacional.

"O governo da Islândia anuncia que os depósitos nos bancos comerciais e de poupança assim como em suas filiais na Islândia serão inteiramente cobertos", indicou o texto.

"Os depósitos de garantia são relativos ao conjunto dos depósitos efetuados por todos os clientes gerais e as empresas que estão cobertas pela divisão depósito e pelo fundo de garantia dos investidores", acrescentou o texto.

A Islândia, com apenas 313.000 habitantes, está particularmente exposta à crise financeira mundial devido ao peso do setor financeiro em sua economia.

Esse setor, que gerou o boom econômico dos últimos anos graças ao rápido desenvolvimento dos bancos no plano internacional, representa o equivalente do PIB da Suíça ou de oito a nove vezes o PIB islandês. Se o setor estiver em situação ruim, toda a economia fica ameaçada.

Dt/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.