Tamanho do texto

A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, apontou que a Irlanda teve o maior déficit orçamentário da Europa no ano passado, de 14,3% do Produto Interno Bruto (PIB), maior do que o da Grécia, de 13,6%. Entre os países da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam o euro como moeda), os dois países foram seguidos por Espanha e Portugal, com déficits de 11,2% do PIB e 9,4% do PIB, respectivamente.

A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, apontou que a Irlanda teve o maior déficit orçamentário da Europa no ano passado, de 14,3% do Produto Interno Bruto (PIB), maior do que o da Grécia, de 13,6%. Entre os países da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam o euro como moeda), os dois países foram seguidos por Espanha e Portugal, com déficits de 11,2% do PIB e 9,4% do PIB, respectivamente. Fora da zona do euro, o Reino Unido teve o maior déficit, de 11,5% do PIB em 2009.

O Departamento de Finanças da Irlanda se manifestou e disse que o crescimento do déficit é consequência de uma "reclassificação técnica" relacionada ao suporte do governo concedido ao setor bancário. O governo irlandês afirmou que o aumento não vai prejudicar as exigências para empréstimos e disse que o déficit subjacente é de 11,8% do PIB - a diferença se deve a 4 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões) fornecidos para o nacionalizado Anglo Irish Bank em junho de 2009. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.