Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Irlanda fecha pacote de 7 bilhões de euros para salvar bancos

SÃO PAULO - O governo da Irlanda fechou hoje os termos finais do aporte de 7 bilhões de euros que fará nos dois principais bancos daquele país, a fim de retomar o funcionamento normal do mercado de crédito. O dinheiro virá das reservas do fundo de pensão público da Irlanda.

Valor Online |

Segundo as agências internacionais, o Bank of Ireland e o Allied Irish Banks vão receber aportes de 3,5 bilhões de euros cada, por meio da compra de ações preferenciais, que renderão juros de 8% ao ano. O aporte será considerado como capital de nível 1, para fins de índice de Basiléia.

O plano inicial era injetar 2 bilhões de euros em cada banco, mas o total foi ampliado diante das continuadas dificuldades do mercado.

Pelo acordo fechado, além das ações preferenciais o governo receberá direitos de subscrição de ações ordinárias equivalentes a até 25% do capital dos bancos a serem exercidos num prazo de cinco a dez anos. O estado irlandês poderá também indicar 25% dos membros do conselho e terá poder de voto de 25% nas assembleias em casos de proposta de mudança de controle das instituições.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG