Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Irga: exportação de arroz dobra em volume e receita sobe 292%

Porto Alegre, 07 - As exportações brasileiras de arroz aumentaram 100% em volume no primeiro semestre, para 243 mil toneladas, e 292% em receita, para US$ 74 milhões, estimuladas pela mudança de perfil dos embarques. Em vez de enviar mais arroz quebrado, os exportadores passaram a vender o produto beneficiado, que respondeu por 61% do volume total e tem melhor preço, explicou o analista de mercado do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) Camilo Oliveira.

Agência Estado |

O volume exportado no semestre foi recorde, informou o Irga, que compilou dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

No semestre, Benin, com 83,5 mil toneladas, Senegal (34,3 mil toneladas) e Suíça (25,6 mil toneladas) foram os maiores destinos das exportações. A Nigéria é um dos principais importadores mundiais de arroz e comprou produto brasileiro pela primeira vez, buscando 2,7 mil toneladas. Como no segundo semestre a concentração das saídas de soja é menor no porto de Rio Grande (RS), por onde o produto é embarcado, o exportador de arroz deve encontrar mais facilidade para programar o carregamento nos próximos meses.

A importação de arroz somou 331 mil toneladas de janeiro a junho, ante 399 mil toneladas no mesmo período de 2007. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima importações de 600 mil toneladas de arroz no ano-safra 2007/08, que vai até fevereiro de 2009. Neste período, a Conab calcula exportações de 700 mil toneladas. O Brasil tem um consumo de 13 milhões de toneladas para um suprimento total (estoques, produção, importação) de 14,8 milhões de toneladas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG