Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Irã prevê produzir 5,3 milhões de barris por dia em 2014

Madri, 2 jul (EFE).- O ministro do Petróleo iraniano, Gholamhossein Nozari, afirmou hoje que o Irã espera aumentar sua produção de petróleo até 5,3 milhões de barris por dia em 2014, frente aos 4,35 milhões de barris atuais, 21,8% a mais, e continuar sendo um fornecedor confiável.

EFE |

Durante seu discurso no 19º Congresso Mundial do Petróleo, o ministro iraniano disse também que a produção de gás passará dos 540 milhões de metros cúbicos atuais para 1,5 bilhão em 2014, e será duplicada a capacidade de refino do país, para 3,3 milhões de barris por dia.

Nozari destacou o relevante papel do Irã - quarto exportador mundial de petróleo e o segundo dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) - no abastecimento energético mundial e lembrou que o país conta com 11% das reservas mundiais de petróleo e 16% das de gás.

O ministro iraniano ressaltou a importância do início da privatização da indústria petroquímica, do gás e do petróleo no Irã, com a participação de empresas locais e estrangeiras.

Além disso, Nozari disse que o Irã desenvolveu uma nova tecnologia para render as emissões de CO2, que anunciará em breve.

O ministro iraniano ressaltou que a atual volatilidade do preço do petróleo está prejudicando tanto os países produtores quanto os consumidores, e reiterou que o aumento dos preços diz respeito a um problema de especulação, e não de fornecimento. EFE nca/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG