Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Irã assina acordo de cooperação energética com a Gazprom

Teerã e o gigante russo Gazprom assinaram neste domingo um acordo de cooperação para explorar os campos de gás e de petróleo iranianos.

AFP |

"A Companhia nacional iraniana do petróleo e a Gazprom assinaram um acordo de cooperação para a exploração dos campos de petróleo e gás iranianos", informou a agência Shana, vinculada ao ministério do Petróleo iraniano.

Nenhuma informação foi dada sobre os aspectos financeiros deste acordo, que demonstra o desejo do Irã de se associar à Rússia para desenvolver suas fontes de energia, num momento em que as empresas ocidentais estão relutantes em investir na República Islâmica devido às pressões sobre seu programa nuclear.

As capitais ocidentais pressionam as empresas de seus países para que deixem de trabalhar com o Irã, com o objetivo de levar Teerã a suspender suas atividades de enriquecimento de urânio. Os países ocidentais acusam o Irã de querer desenvolver a arma atômica, o que nega a República Islâmica.

"A Gazprom será um parceiro cooperativo da República Islâmica do Irã", declarou neste domingo o presidente executivo da Gazprom, Alexei Miller, ao presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad durante uma reunião em Teerã, segundo a televisão pública iraniana.

O acordo de cooperação prevê uma possível participação da Gazprom no projeto de gasoduto que liga o Irã à Índia via o Paquistão, destacou a agência Shana. O acordo também menciona uma ajuda russa no transporte do petróleo do Mar Cáspio até o Golfo de Omã, assim como uma cooperação no desenvolvimento do campo de petróleo de Azadegan Norte, no Azadegan (sudoeste do Irã), o maior campo de petróleo iraniano.

Ahmadinejad se disse "muito interessado pelo aprofundamento das relações com a Rússia no setor do petróleo e do gás", segundo a TV pública.

As reservas do Azadegan são estimadas em 42 bilhões de barris.

O Irã é o quarto maior produtor de petróleo do mundo.

hif/yw

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG