Tamanho do texto

Teerã, 29 set (EFE).- O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Hassan Ghashghavi, afirmou hoje que o Irã continua desenvolvendo seu programa nuclear como fez até o momento, diz a agência iraniana Mehr.

Ghashshavi afirmou isto em resposta a uma pergunta dos jornalistas sobre se o Irã reduziu o enriquecimento de urânio em suas instalações atômicas.

Para o Irã, o enriquecimento de urânio é um "direito natural e a suspensão (desta atividade) é um pedido ilógico", declarou o porta-voz em entrevista coletiva em Teerã.

Além disso, disse que não houve nenhuma mudança no programa nuclear iraniano, que "segue seu ritmo normal".

Há dois dias, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma nova resolução que reafirma as três anteriores, por meio das quais foram impostas sanções contra o Irã por seu programa nuclear.

Nela se lembra a Teerã a obrigação de deter o enriquecimento de urânio, mas não se menciona a possibilidade de comparecer a uma quarta rodada de sanções se não fizer isto.

O texto foi aprovado após a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmar que não dispõe de informação suficiente para estabelecer se o programa nuclear iraniano é exclusivamente energético ou tem fins militares, como suspeitam os países ocidentais. EFE msh/fal