Tamanho do texto

iPhone 3.0.

Além do copiar e colar

Por Filipe Serrano

São Paulo, 25 (AE) - Terça-feira passada (24) ficou marcada como o dia em que a Apple resolveu dar ao iPhone recursos de celulares comuns. As novidades anunciadas para o terceiro pacote de atualizações do seu sistema já eram básicas na maioria dos modelos.

Veja só, agora o iPhone consegue copiar e colar textos, enviar mensagens multimídia com fotos ou vídeos (MMS), tem gravador de voz e som transmitido por Bluetooth com qualidade estéreo, permite receber notificações de mensagens instantâneas (Push) e gira o teclado completo (QWERTY) na horizontal para digitar e-mails, mensagens de texto e notas. Todos, sem exceção, já estavam disponíveis na maior parte dos celulares e smartphones avançados lançados em 2008.

Há outras mudanças realmente diferentes, como a possibilidade de sincronizar as anotações (notas) do celular com o computador. Outra coisa boa é um novo sistema de buscas chamado Spotlight, que permite procurar palavras-chave dentro do celular todo, por exemplo, para encontrar um e-mail, uma mensagem de texto ou mesmo um contato.

Além disso, a Apple apresentou muitos novos recursos para desenvolvedores de aplicativos. Será possível conectar dois iPhones entre si para, por exemplo, jogar games e empresas poderão vender itens dentro de seus aplicativos, entre outros.

O novo sistema estará disponível para usuários do iPhone e do iPod Touch, incluindo brasileiros, no fim do semestre. A Apple não deu data específica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.