Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ipea prevê aumento de 9,5% da produção industrial em setembro

SÃO PAULO - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acredita que a produção industrial brasileira tenha crescido 9,5% em setembro, na comparação com igual mês do ano anterior. Na série com ajuste sazonal, a projeção do Ipea é para um avanço de 1,4% em relação a agosto.

Valor Online |

O resultado oficial será divulgado no dia 4 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Ipea, apesar da acomodação demonstrada em agosto, o desempenho da indústria continua positivo, com variação de 6% entre janeiro e agosto. Segundo o instituto, a dinâmica da expansão na série dessazonalizada tem sido marcada pela influência dos efeitos do calendário.

"Assim sendo, desde o início do ano as taxas de crescimento têm apresentado grande volatilidade, mostrando-se bastante sensíveis à variação do número de dias úteis em cada mês. Este fator explica, em grande parte, tanto a queda ocorrida no mês de agosto quanto a recuperação prevista para o mês de setembro", diz a nota divulgada pelo Ipea.

Apesar da previsão de recuperação para setembro, o Ipea ressalta que o balanço de riscos até o final do ano aponta para uma desaceleração do ritmo de crescimento da indústria, com base no aperto monetário iniciado em abril e na piora da crise internacional, que leva ao aumento da aversão ao risco e à diminuição da demanda mundial por produtos importados.

Leia mais sobre indústria

Leia tudo sobre: indústriaipea

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG