Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ipea: indústria deve ter crescido 9,5% em setembro

A produção industrial brasileira de setembro de 2008 deve ter crescido 9,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado e 1,4% em relação a agosto, de acordo com o Indicador Ipea, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Com base em dados das indústrias automobilística e de papelão, de energia e do tráfego de veículos pesados, o Indicador Ipea busca antecipar o resultado da mais completa Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agência Estado |

A PIM-PF de setembro será divulgada na próxima terça-feira pelo IBGE.

O Ipea destacou que a produção de veículos no mês passado recuou 1,0% em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. "Parte desta queda pode ser explicada pelas greves de funcionários nas montadoras e autopeças ocorridas em virtude de reivindicações salariais", diz texto do Ipea. O Instituto também observa que, desde o mês de junho, o setor vem passando por um processo de leve acomodação e que, mesmo assim, a produção registrou um avanço de 18% sobre setembro de 2007, acumulando um crescimento de 20% nos primeiros nove meses de 2008.

O Ipea registrou que o fluxo de veículos pesados no País cresceu 3% na comparação mensal, após dois meses consecutivos de queda na série com ajuste sazonal. Ainda em relação ao mês anterior, a produção de papelão também mostrou recuperação, com alta de 0,8% em setembro, depois de cair 3% em agosto. Já em comparação com setembro do ano passado, o fluxo de veículos aumentou 8,2% e a produção de papelão, 5,4%. A carga de energia cresceu 3,7% ante setembro do ano passado, mas teve queda de 0,5% em relação à agosto.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG