Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IPCA e emprego nos EUA dão o rumo dos negócios na sexta-feira

SÃO PAULO - A semana chega ao fim com relevantes indicadores na agenda do dia. Nos Estados Unidos, atenção para o desempenho do mercado de trabalho em dezembro.

Valor Online |

Por aqui, é conhecida a inflação oficial de dezembro e de 2008.

Por volta das 9 horas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e o resultado final de 2008.

Para o mês, o consenso aponta para inflação de 0,34%, contra 0,31% em novembro. Com isso, o IPCA fecharia o ano em 6,03%, acima do centro da meta, fixado em 4,5%, mas dentro do teto de 6,5%. Em 2007, o índice registrou alta de 4,46%.

Para Elson Teles, economista-chefe da Concórdia Corretora, o IPCA deve avançar 0,3% no mês, fechando 2008 abaixo de 6%. Algo que deve ser encarado de forma positiva, tendo em vista que poucos meses atrás a previsão apontava para IPCA acima do teto da meta.

Ainda no front interno, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos (Fipe) traz a variação semanal do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que foi de 0,18% na primeira medição de janeiro.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Trabalho traz o relatório do mercado de trabalho. A previsão é que de foram fechadas de 500 mil a 530 mil vagas. No entanto, números maiores não são descartados, ainda mais depois que a ADP, empresa que processa folha de pagamento, anunciou o fechamento de 693 mil postos de trabalho no setor privado durante o último mês de 2008. Para a taxa de desemprego, a estimativa é de avanço de 6,7%, para 7%.

Também é divulgado o nível de estoques no atacado. A estimativa aponta para retração de 0,7% a 0,9% em novembro, seguindo contração de 1,1% em outubro.

Para a próxima semana, atenção para os indicadores de inflação no atacado e no varejo norte-americano e para os números da produção industrial. Por aqui, foco na primeira prévia do IGP-M de janeiro e nos dados sobre o comércio varejista em novembro.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG