Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IPCA desacelera e fica em 0,36% em novembro

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou e ficou em 0,36% em novembro, 0,09 ponto porcentual menor do que na medição anterior (0,45%).

Redação com agências |

Já no acumulado do ano, a inflação oficial está em 5,61%, maior do que no mesmo período do ano passado, quando foi de 3,69%.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 meses, a inflação oficial soma 6,39%, próximo do teto da meta do País.

Os preços de produtos e serviços como Alimentação, Habitação e Vestuário tiveram em novembro reajustes menores do que os verificados em outubro.

O recuo na inflação não era esperado por analistas, e reflete sinais de desaceleração da atividade econômica, o que pode dar o espaço necessário para o Banco Central manter a taxa de juro na próxima semana.

O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação. O centro da meta de inflação para 2008, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

O índice foi calculado com base nos preços coletados entre os dias30 de outubro e 26 de novembro.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos em nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para a camada de renda mais baixa da população, ficou em 0,38% em novembro, ante 0,50% em outubro, acumulando alta de 6,17% e em 12 meses, de 7,20%.

(Com informações da Agência Estado e Reuters)

Leia mais sobre inflação

Leia tudo sobre: inflação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG