Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IPCA avança para 0,48% em janeiro, informa IBGE

RIO - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) marcou inflação de 0,48% em janeiro, superando em 0,20 ponto percentual a taxa registrada no último mês de 2008, de 0,28%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro do ano passado, o indicador teve expansão de 0,54%.

Valor Online |

A mediana das projeções de analistas financeiros captadas pela última pesquisa Focus do Banco Central (BC) para o IPCA era de elevação de 0,38% no começo de 2009.

Pelo levantamento do IBGE, os alimentos subiram 0,75% em janeiro após registrarem acréscimo de 0,36% no mês final do ano passado. Com isso, contribuíram com 0,17 ponto percentual no cálculo do IPCA.

O organismo destacou ainda o movimento do grupo Transportes, que abandonou uma queda apurada em dezembro para alta de 0,35% em janeiro.

"Com a maior contribuição individual do mês (0,12 ponto percentual), as tarifas dos ônibus urbanos apresentaram variação de 3,24% , enquanto os intermunicipais aumentaram 2,92%. Esses resultados foram decorrentes de reajustes ocorridos no final de 2008 e início deste ano", observou o IBGE em nota.

No acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro, a inflação apurada pelo IPCA foi de 5,84%. O percentual é levemente inferior à taxa dos 12 meses imediatamente anteriores, de 5,9%.

Leia mais sobre: Inflação

Leia tudo sobre: ipca

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG