Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

IPC do Reino Unido cai e fica em 3%

Londres, 17 fev (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido caiu em janeiro passado para 3%, contra 3,1% em dezembro, informou hoje o Escritório Central de Estatísticas (ONS, sigla em inglês).

EFE |

Esta queda foi menor do que é esperada pelos analistas, que tinham antecipado que o IPC podia ficar em 2,7%.

O IPC caiu principalmente pelo retrocesso dos preços de energia e também porque as lojas no varejo ofereceram em janeiro mais descontos para atrair clientes.

Outro fator que contribuiu para a queda foi o corte do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), de 17,5% para 15%, anunciado em novembro do ano passado.

Enquanto isso, o Índice de Preços no varejo (RPI, em inglês), que inclui o pagamento dos juros das hipotecas e que é utilizado neste país para calcular os aumentos de salários, as pensões e o imposto municipal, caiu em janeiro para 0,1% contra 0,9% de dezembro de 2008, por isso que está no nível mais baixo em quase 49 anos, acrescentou a fonte.

O Banco da Inglaterra (banco central britânico) já advertiu que o IPC pode chegar a ficar em 0,5% este ano e manter-se abaixo de 2% até 2012.

Diante da forte recessão britânica, os analistas acreditam que o órgão emissor inglês voltará a cortar as taxas de juros em março para 0,5%, contra 1%. EFE vg/ma

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG