Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Investimento na produção de chips deve cair 25,7% neste ano

SÃO PAULO - Os investimentos de capital no setor de semicondutores deverão cair 25,7% neste ano, para US$ 47,1 bilhões. A queda nos gastos com componentes de memória, aliado à debilidade da economia, tem sido o principal fator para essa redução, segundo a empresa de análise de mercado Gartner.

Valor Online |

Os cortes nos investimentos deverão continuar ainda no ano que vem, para só começarem a se recuperar em 2010, aponta a consultoria.

Em 2009, a retração no gasto de capital deverá ser de 12,8% ante este ano. O ritmo só voltará a crescer no ano seguinte. Os dados representam uma revisão para baixo da expectativa anterior do Gartner, que projetava uma queda nos investimentos de 19,8% neste ano.

"O excesso dos gastos em 2006 e 2007 está se fazendo sentir em 2008, à medida que a indústria de equipamentos para semicondutores continuará a ser impactada por boa parte de 2009", afirma o vice-presidente de pesquisa do Gartner para o setor de Manufatura de Semicondutores, Dean Freeman. "A oferta em excesso no setor de memória e uma queda nos gastos dos consumidores devido à crise econômica na maioria dos países do Grupo dos 8 (G8, formado por Alemanha, EUA, Canadá, Reino Unido, Itália, Japão, Rússia e França) estão afetando o consumo de eletrônicos, o que por sua vez impacta os gastos com produção", diz.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG