O investidor brasileiro terá nesta semana uma idéia mais clara sobre a inflação oficial do País em 2008. Na quinta-feira (dia 10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo a junho.

O economista-chefe da Concórdia Corretora, Elson Teles, projeta uma alta de 0,78% no mês passado, o que levaria o indicador para 6,10% no acumulado em 12 meses. A meta estabelecida pelo governo é de 4,5% para o ano, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. Muitos analistas têm considerado seriamente a hipótese de o IPCA superar o teto da meta este ano, de 6,5%, o que pode levar o Banco Central (BC) a ser mais duro na definição da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 12,25% ao ano.

Outro destaque desta semana está nos Estados Unidos. Também na quinta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro do país, Henry Paulson, vão depor em uma comissão do Congresso que discute reformas no marco regulatório do sistema financeiro. Em meio à crise das hipotecas, a proposta ganhou força. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.