San Francisco, 4 ago (EFE) - A fabricante de chips Intel publicou hoje os primeiros detalhes de uma nova geração de microprocessadores voltada aos aplicativos gráficos que, segundo os analistas, pode ter uma grande influência em todo o setor.

Com o nome de Larrabee, esta nova geração de chips capazes de processar até um trilhão de dados por segundo chegará ao mercado em 2009 ou 2010.

"O Larrabee será baseado em uma série de núcleos múltiplos", disse a Intel em comunicado.

Embora a empresa não tenha especificado o número de núcleos incluídos em cada chip, fontes do setor falam de entre 16 e 48, frente aos dois ou quatro de hoje em dia.

Isso permitirá, segundo os analistas, elevar o rendimento sem produzir aquecimento, pois à velocidade em que os chips crescem na atualidade, os computadores podem chegar a reaquecer tanto quanto uma usina nuclear até 2015.

A Intel fornecerá mais detalhes sobre esta nova família de microprocessadores na conferência Siggraph sobre informática gráfica que será realizada na semana que vem em Los Angeles.

O Larrabee é voltado inicialmente a este setor, mas fontes da Intel destacaram que a nova família de chips da empresa pode se transformar no modelo de microprocessador para todos os computadores pessoais em um futuro próximo. EFE pg/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.