profunda recessão - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Instituto prevê forte queda do PIB alemão e fala de profunda recessão

Berlim, 18 dez (EFE).- O Instituto para Pesquisas Econômicas de Halle (IWH), um dos assessores do Governo alemão, previu hoje uma forte queda do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha e fala de uma forte recessão, ao descrever a situação econômica do país como conseqüência da crise mundial.

EFE |

"A grave crise do sistema econômico mundial levou a Alemanha a uma profunda recessão", afirma o IWH, que calcula para este ano um crescimento econômico de 1,4%, mas prevê uma queda do PIB de 1,9% em 2009.

O próprio IWH calculava em sua previsão anterior que a economia alemã registraria em 2009 crescimento econômico de 0,9%, número corrigido agora drasticamente para baixo.

A recessão mundial castigará, principalmente, a indústria alemã, devido a sua forte dependência das exportações, afirma o instituto, para o qual os impulsos para relançar a economia mundial depende, em grande parte, da melhora da conjuntura em outros países industrializados.

O IWH calcula também que a economia alemã perderá no próximo ano cerca de 620 mil postos de trabalho, até somar cerca de 3,7 milhões de desempregados, frente às 39,8 milhões de pessoas com trabalho.

EFE jcb/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG