Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Instituto diz que EUA entraram em recessão em dezembro de 2007

WASHINGTON, 1o (Reuters) - A economia norte-americana entrou em recessão em dezembro de 2007, afirmou a Agência Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), um instituto de pesquisa privado de prestígio e considerado o juiz das recessões do país. O instituto informou que seus membros reuniram-se na sexta-feira e concluíram que o ciclo de expansão de 73 meses acabou. O ciclo anterior, que havia durado 10 anos, encerrou-se em 2001.

Reuters |

A atual recessão é a terceira mais longa desde a Grande Depressão.

O NBER não define recessão como dois trimestres seguidos de queda do Produto Interno Bruto (PIB) --como fazem muitos analistas--, mas sim por um declínio da atividade ecônomica geral que dure mais que alguns meses.

A recessão atual foi particularmente difícil de ser definida porque o PIB ficou positivo até o terceiro trimestre deste ano. O NBER disse que avaliou os dados de postos de trabalho, que atingiu o pico em dezembro de 2007 e caiu em todos os meses desde então, assim como o PIB real e uma série de outros relatórios.

"O comitê determinou que o declínio da atividade econômica em 2008 é consistente com o padrão de uma recessão", disse o NBER em comunicado.

(Por Emily Kaiser e Tabassum Zakaria)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG