SÃO PAULO - Um dia depois de ser resgatada do cativeiro onde guerrilheiros das Farc a mantiveram por seis anos, Ingrid Betancourt defendeu ontem que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe possa concorrer a um terceiro mandato.

Em uma concorrida entrevista concedida na Embaixada da França, em Bogotá, Betancourt foi perguntada sobre uma possível reeleição de Uribe. Por que não uma segunda reeleição? , disse. Me agrada a reeleição e a possibilidade de os países darem continuidade para escolher um rumo , acrescentou.

Eleito em 2002, Uribe está em seu segundo mandato. Aliados tentam costurar uma alteração na Constituição que permita um terceiro mandato. Como sua reeleição passou a ser contestada pela Suprema Corte - por denúncias compra de voto de para aprovar a emenda que permitia uma reeleição - Uribe quer um referendo para confirmar que seu governo siga até o fim, em 2010.

Ingrid, candidata à Presidência quando foi seqüestrada, disse que precisa refletir com a família se voltará a se candidatar.

(Valor Econômico)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.