SÃO PAULO - O banco holandês ING perdeu 3,711 bilhões de euros no quarto trimestre do ano passado, invertendo a direção tomada em mesmo período de 2007, quando obteve lucro de 2,482 bilhões de euros. Em 2008 completo, a instituição perdeu 729 milhões de euros, na contramão do resultado dos 12 meses antecedentes, de lucro de 9,241 bilhões de euros.

"A crise financeira teve um impacto sem precedentes em nossa indústria e a magnitude desta crise deixou poucas empresas intocadas. Para o ING, o ano de 2008 foi marcado por uma profunda deterioração nos resultados financeiros e a necessidade de reforçar nossa base de capital com apoio do Estado holandês", afirmou o presidente do Conselho de Supervisão do banco, Jan Hommen.

Especificamente sobre o quarto trimestre do ano passado, o ING o considerou os três piores meses para os mercados de crédito e ações em mais de meio século.

Hommen informou em nota disponível na página eletrônica da instituição que as prioridades do ING neste exercício são reduzir ainda mais a exposição de ativos e racionalizar a base de custos.

Leia também:

Leia mais sobre: Balanços e resultados

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.