Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação pelo IPCA acelera e sobe 0,48% em janeiro

RIO DE JANEIRO - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,48% neste mês de janeiro, ante alta de 0,28% em dezembro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analistas consultados pela Reuters esperavam alta de 0,42% para o IPCA em janeiro, de acordo com média dos prognósticos de 27 instituições. As estimativas variaram de 0,35% a 0,50%, o que não se confirmou. Durante o ano de 2008, o IPCA acumulou alta de 5,90%.

Redação com agências |

Segundo o levantamento do IBGE, os alimentos registraram alta de 0,75% no IPCA em janeiro, quase o dobro da variação de 0,36% apurada em dezembro, e contribuíram com 0,17 ponto porcentual no resultado do mês.

A maior contribuição individual para a taxa de janeiro ficou com as tarifas dos ônibus urbanos que subiram 3,24%, e tiveram impacto de 0,12 ponto porcentual na taxa mensal. Ainda segundo o IBGE, os combustíveis também pressionaram a taxa de janeiro, já que passaram de uma queda de 0,04% em dezembro para uma alta de 0,53% em janeiro.


O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2009 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Leia mais sobre: Inflação

Leia tudo sobre: ibge

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG