Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação oficial na Argentina foi de 0,6% em junho

Buenos Aires, 11 jul (EFE).- O índice de preços na Argentina registrado em junho sofreu uma alta de 0,8%, com o que a inflação anualizada ficou em 9,3%, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) disse que os preços ao consumidor acumularam no primeiro semestre do ano um aumento de 4,6%.

O organismo, cuja confiabilidade vem sendo seriamente questionada desde o ano passado, estreou uma nova metodologia para medir a inflação em maio último e essa ponderação também apontou uma alta de 0,6% frente a abril.

As mudanças fundamentais se centraram na mostra de bens e serviços considerados na medição, que antes eram de cerca de 800 e agora são 440.

A nova metodologia é olhada com receio por acadêmicos e economistas, que não foram consultados na hora de realizar as mudanças.

A confiabilidade dos dados sobre a inflação do Indec foi posta em dúvida por especialistas, associações de consumidores e pelos próprios funcionários da entidade desde que no começo de 2007 a direção introduziu mudanças na medição dos preços que, segundo vários consultores privados, cresceram quase o triplo do informado oficialmente.

A Argentina registrou no ano passado uma inflação de 8,5% e para 2008 o orçamento prevê um índice de entre 7,5% e 8%, enquanto o Banco Central projeta uma alta de preços de entre 7% e 11%. EFE hd/ma

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG