Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação no Reino Unido sobe para 4,4% em julho

Londres, 12 ago (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido se situou em 4,4% em julho, em taxa anualizada, contra os 3,8% do mês anterior, segundo os dados do Escritório Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês) publicados hoje.

EFE |

Por sua parte, o Índice de Preços no Varejo (RPI, na sigla em inglês), que inclui o pagamento dos juros das hipotecas, e utilizado no país para calcular os aumentos de salários, as pensões, o imposto municipal e os pagamentos hipotecários, se situou em 5%, contra os 4,6% de junho.

O IPC volta a se situar acima da meta do Governo, fixada em 2%, e supera pela terceira vez em 2008, e pela quarta ocasião desde 1997, os 3%, o que obriga o governador do Banco da Inglaterra (BoE, banco central), Mervyn King, a enviar uma carta de explicação ao ministro da Economia Alistair Darling.

Além das metas do Governo, o IPC de julho superou as expectativas do mercado.

O banco central britânico publicará amanhã, quarta-feira, uma nova edição deste relatório, no qual atualizará suas previsões para restante do ano e para 2009.

Durante os últimos meses, o Banco da Inglaterra combinou uma preocupação pelo arrefecimento econômico com o temor de um aumento dos preços.

Assim, o Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do banco central manteve em sua reunião de agosto as taxas de juros em 5%. Este é o quarto mês consecutivo em que as taxas são deixadas inalteradas. EFE pdj/gs

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG