Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação na zona euro sobe meio ponto percentual em março

Índice de preços fechou o mês em 1,4%, contra 0,9% em fevereiro, diz Eurostat

EFE |

A inflação anualizada na zona do euro subiu cinco décimos em março, até 1,4%, após ter ficado em 0,9% em fevereiro, informou o escritório de estatística da União Europeia (UE), o Eurostat. No conjunto da UE, a inflação anualizada subiu no terceiro mês do ano até 1,9%, após 1,5% de fevereiro.

Por países, os índices de inflação anualizada mais baixos em março foram de Letônia (-4%), Irlanda (-2,4%) e Lituânia (-0,4%). Os mais altos foram os de Hungria (5,7%), Romênia (4,2%) e Grécia (3,9%).

Em comparação com fevereiro, os números da inflação anualizada caíram em cinco Estados-membros da UE, subiram em 19 e permaneceram estáveis em dois.

A Alemanha, a principal economia do bloco, apresentou em março uma inflação anualizada de 1,2%, dois décimos abaixo da média da zona do euro.

Por categorias de produtos e serviços, as taxas anualizadas mais elevadas foram as do transporte (6,1%), bebidas alcoólicas e tabaco (4% cada um) e o de outros bens e serviços (1,8%). As quedas mais acentuadas foram nos setores de alimentação (-0,6%), comunicações (-0,3%) e roupa e calçado (-0,1%).

Em termos mensais, as altas mais elevadas foram em roupa e calçado (7,6%), transporte (1,5%) e habitação (0,5%), e as menores altas foram em saúde e educação (ambas permaneceram estáveis), bebidas alcoólicas e tabaco, comunicações, lazer e cultura e hotéis e restaurantes (todas 0,1%).

Leia tudo sobre: inflaçãozona do euro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG