Bruxelas - A taxa de inflação anualizada na zona do euro diminuiu quatro décimos em outubro, para 3,2%, a taxa mais baixa desde janeiro, segundo o cálculo preliminar publicado hoje pelo Eurostat, o escritório de estatística europeu.

Em setembro e agosto, já haviam sido registradas quedas na taxa anualizada, ambas de dois décimos, após altas contínuas em maio, junho e julho.

O Eurostat divulgará o dado oficial de inflação, para a eurozona, a União Européia (UE) e todos os Estados-membros em 14 de novembro.

Se for confirmada, a taxa de outubro será a mais baixa desde janeiro, quando o Índice de Preços ao Consumidor Harmonizado dos países do euro também ficou em 3,2%.

O escritório elabora a primeira estimativa sobre a evolução da inflação a partir da informação oferecida pelos Estados-membros e com dados sobre preços da energia.

Segundo o Eurostat, este cálculo rápido é muito confiável, já que, nos dois últimos anos, as estimativas coincidiram com as taxas definitivas em 15 vezes e, em outros nove casos, só se desviaram um décimo. EFE ahg/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.